14 de nov. de 2011

Mistério Esclarecido

Verdades e mitos sobre uma das principais peças das motos.

O amortecedor controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionado estabilidade e boa pilotagem. Aquela boa curva, daquelas mais fechadas, que conseguimos fazer, sem o amortecedor e todo o conjunto da suspensão seria algo inimaginável.
Se eles não existissem, seguramente as motocas seriam impossíveis de guiar, ficariam parecendo pula-pulas motorizados.
Apesar de sua importância, muitos conceitos equivocados sobre o equipamento ainda são propagados, sem contar que algumas pessoas não dão a devida atenção a eles, dentro deste contexto, a Monroe, fabricante de amortecedores, esclarece os mitos e as verdades sobre essa peça.

Os amortecedores devem ser trocados aos pares, mesmo que apenas um deles esteja desgastado?
Verdade - Se apenas um dos amortecedores de cada par (dianteiro ou traseiro) é trocado, a outra peça pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso. Esse desequilíbrio é capaz de prejudicar a dirigibilidade.

Os amortecedores duram apenas 40 mil quilômetros?
Mito - Em média, este é o prazo indicado para a verificação do equipamento. No entanto, esse período pode variar de acordo com as condições de uso do veículo.

Amortecedores desgastados aumentam a distância de frenagem do veículo?
Verdade - Amortecedores ineficientes aumentam sensivelmente a distância de frenagem do veículo. Testes realizados pela Monroe apontam que amortecedores com 50% de desgaste aumentam a distância de frenagem em até 2,6 metros, a uma velocidade de 80 km/h.

Amortecedores recondicionados possuem a mesma eficiência de uma peça nova?
Mito - Peças recondicionadas não têm eficiência e a recuperação das mesmas é uma verdadeira armadilha para o consumidor. Muitas vezes a peça recebe apenas uma pintura externa. O ideal é optar por marcas conceituadas no mercado e desconfiar de preços muito baixos.

Amortecedores ineficientes aumentam o cansaço do motorista?
Verdade - Amortecedores em más condições comprometem a dirigibilidade e provocam balanços e trepidações excessivas, tornando as manobras mais difíceis. Testes realizados pela Monroe indicam que um amortecedor com 50% de desgaste pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.

Amortecedores desgastados atrapalham a visibilidade de veículos que trafegam no sentido oposto?
Verdade - O balanço excessivo causado por amortecedores ineficientes produzem oscilações no feixe de luz dos faróis, atrapalhando os motoristas que trafegam no sentido oposto. Isso pode ofuscar a visão do condutor e causar graves acidentes.
Fonte : Jornal Motovrum

1 Comentários...Deixe o Seu !:

Lidiângela 25 de novembro de 2011 às 16:13  

DESABAFO DE UMA MOTOQUEIRA...

por Emanuelle Maia, sexta, 25 de Novembro de 2011 às 15:06

Estou cada vez mais preocupada com nossa sociedade. Estamos no auge da luta contra preconceitos e bullyngs, e me deparo com uma discriminação sem cabimento destas: motociclistas agora terão que andar de colete sinalizador, placa no capacete e talvez não possa mais ter caroneiro durante a semana. Mas por quê? Segundo nossos queridos legisladores, a lei que em debate ajudará a diminuir o crime executado por "motoqueiros". Então deixa eu ver se entendi direito: terei que gastar dinheiro, andar como um holofote pelas ruas, sem o direito de dar carona a ninguém para dizer: "olha, eu não sou criminosa"??? E dizem que moro em um país livre??? Precisamos de um melhor planejamento do tráfego, de maior segurança nas ruas e fiscalização. Se o Governo não consegue nos dar os direitos básicos, não é justo que nós tenhamos que pagar por isso! NÃO, eu NÃO vou ter que ficar provando que não sou marginal. Esta lei é um preconceito contra pessoas de bem que usam a moto todos os dias pelas ruas das cidades que estão cada vez mais congestionadas, tornando-se um meio de escape diante um trânsito caótico, que somos vítimas das centenas de buracos que precisamos desviar, de automóveis que nos jogam para o corredor porque acham que lugar de motoqueiro é no meio (acreditem isso acontece) e outros tantos que não sabem obedecer a faixinha branca pontilhada, muito menos respeitam um motociclista que está andando conforme a lei. Essa estigmatização de que todo motoqueiro é bandido TEM QUE PARAR!!! Chega de preconceitos!!! Quero RESPEITO!!!

Faça das palavras da minha filha, as minhas palavras e convoco todos os motociclistas do bem a atuarem juntos nesta campanha, não precisamos provar que não somos criminosos, o ESTADO é quem tem a obrigação de proteger o povo e combater os criminosos.
Blog: http://lidiangela13.blogspot.com

  ©Template by Dicas Blogger - Imagem do cabeçalho by Fernanda

Termos de Uso