31 de ago. de 2010

BMW cria Scooter Elétrico Futurista !!

O Scooter do futuro com motor elétrico, gaiola tubular e até cinto de segurança para o motociclista são itens presentes no protótipo alemão.

Muitos países estão se conscientizado de que os veículos de duas rodas serão os grandes responsáveis pela melhora do fluxo do tráfego nos grandes centros urbanos. Aliados à mobilidade, a questão ambiental e a segurança do motociclista também têm sido amplamente discutidos, principalmente na Europa. Para reduzir o número de acidente, que na sua grande maioria ocorrem em perímetro urbano, e diminuir os impactos ao meio ambiente, a BMW desenvolveu o C1-E.

Baseado no scooter C1, que foi fabricado entre 2001 e 2002, o protótipo oferece ao piloto um elevado nível de segurança ativa e passiva, além de ser impulsionado por um motor elétrico. Neste conceito, o propulsor elétrico foi projetado para uso estritamente urbano e utiliza componentes fabricados pela Vectrix, marca especializada em scooters elétricos de grande porte. O motor obtém sua energia de uma bateria de íon-lítio, que lhe garante boa autonomia. Assim, o C1-E tem força suficiente para rodar com desenvoltura por ruas e avenidas. Como alternativa, o projeto do scooter BMW também pode ser equipado com motores de combustão interno com baixo nível de emissão.

Segurança e design
Os itens de segurança utilizados no C1-E foram aperfeiçoados do antigo BMW C1. A BMW C1-E oferece máxima proteção ao piloto, que fica em uma célula de segurança – tradicional “gaiola” feita de tubos de aço. Outro diferencial é que na parte dianteira deste protótipo há um sistema de absorção de impacto.
Sentado de forma confortável e ergonômica, o piloto usa um cinto de quatro pontas, que conta também com cinta abdominal. Tal era a segurança oferecida pelo C1 que em muitos países europeus o uso do capacete não era obrigatório.

Visualmente o scooter C1-E tem o mesmo DNA das motos de grande porte BMW, num mix entre R 1200 GS, K 1300 GT e K 1300 S. Aliado ao design atual, um baixo centro de gravidade, que privilegia uma pilotagem mais segura.

Outro detalhe que faz do C1-E um veículo ideal para uso urbano é sua carenagem com para brisa e cobertura que protegem o piloto do vento e da chuva. Além disso, atrás do banco há espaço para transportar pequenos objetos.

A BMW não pretende produzir o C1-E em série. Entretanto, a marca alemã sempre foi sinônimo de pioneirismo e avanços tecnológicos. Quem sabe, o projeto de veículo elétrico ganhe força dentro da montadora e, em breve, possamos ver o scooter pelas ruas e avenidas dos principais centros urbanos como, por exemplo, Munique (ALE), Roma (ITA) Nova Iorque (EUA), Paris (FRA), Barcelona (ESP), Londres (ING) e, porque não, no Brasil.

Vejam o vídeo demonstrativo da fera elétrica

0 Comentários...Deixe o Seu !:

  ©Template by Dicas Blogger - Imagem do cabeçalho by Fernanda

Termos de Uso