8 de dez. de 2009

Brasileiro Inventa Sistema Mais Seguro Para Motos


Saulo Rodrigues de Quevêdo, de Belo Horizonte, inventou um sistema de rodas duplas que pode aumentar em muito a segurança deste tipo veículo, sem perder a emoção característica de conduzir uma moto.

Quevêdo concebeu um sistema que faz uso de duas rodas postas lado a lado na dianteira, de tal forma que uma moto passaria a ter três rodas e não mais somente duas. O principal benefício é que, mesmo com três rodas, a moto manteria suas características originais de manobrabilidade.
Fazer com que a moto tenha três rodas e mantenha a sua experiência característica de conduzir é possível porque Quevêdo desenvolveu um sistema de suspensão independente capaz de fazer as rodas se inclinar paralelamente durante uma curva. É como se as duas rodas paralelas funcionassem como uma só, mas provendo maior superfície de contato com o solo e área para estabilidade maior.



Além de segurança, o sistema também promete propiciar melhores condições para a realização de curvas de forma mais veloz e esportiva. O conjunto mecânico do inventor é capaz de propiciar curvas até de 54º de inclinação e 50º de giro para cada lado.O sistema de suspensão de Quevêdo ainda parece prover mais conforto, pois faz uso de três amortecedores e a frenagem deve ser bem melhor neste sistema, pois cada roda tem seu próprio disco de freio.

O projeto toma por base a ideia de que o conjunto mecânico de uma roda dianteira que as motocicletas utilizam atualmente é insatisfatório e inseguro para uma boa quantidade de pessoas que as utilizam como meio de transporte para trabalho ou lazer, visto que muitos acidentes acontecem por causa da derrapagem da roda dianteira da motocicleta.
Este projeto visa aumentar em até 80% o nível de segurança para quem dirige motocicletas e permitirá diminuir drasticamente os acidentes que ocorrem com os motociclistas atualmente.

O inventor acredita que, com esta nova concepção sua, a motocicleta deverá ser o veículo perfeito para o transporte do dia-dia, pois, segundo ele "muitas pessoas que não dirigem motos por causa do risco de cair, se inclinarão para o seu uso, visto que o fator segurança agora é
80% maior, diminuindo enormemente os riscos de queda".
O brasileiro não para de melhorar sua ideia e está desenvolvendo para este projeto um sistema hidráulico para substituição das catracas que estão fazendo a conexão com a direção, freios a ar comprimido (total eficiência, sem níveis de ruído e aquecimento, praticamente um sistema de freios ABS), amortecedores circulares (maior curso de suspensão, 300 mm para cada roda), maior inclinação nas duas rodas que mudará para 56° de giro e adaptação deste sistema para as motos de MotoCross.

Todas as fotos do projeto você encontra clicando aqui.

Quevêdo é inventor, técnico em eletrônica e informática e batizou a sua ideia de "Projeto Duas Rodas" e, para levar adiante seu projeto, gostaria de contar com uma parceria de uma empresa para poder construir um protótipo. Para entrar em contato com o inventor, basta enviar um e-mail para inovastar@hotmail.com ou pelo telefone 0xx31 3491-9524.
Fonte : sobremotos.com

0 Comentários...Deixe o Seu !:

  ©Template by Dicas Blogger - Imagem do cabeçalho by Fernanda

Termos de Uso