Andando na Chuva
Com a chegada do inverno e com ele as chuvas típicas de nossa região nessa época do ano, seguem algumas dicas que sempre devemos nos lembrar.
Se você puder, evite andar na chuva especialmente na estrada, pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também.
Mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva, pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.
Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
Mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva, pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.
Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
NA CIDADE
Evite o canto interno das curvas, pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro perigo especialmente quando molhados;
AS POÇAS D'ÁGUA
Evite-as. Elas geralmente escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplanagem (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);
CALIBRAGEM DOS PNEUS
Andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro.
Diminua a calibragem mas lembre-se de voltar a calibrar quando parar a chuva;
Diminua a calibragem mas lembre-se de voltar a calibrar quando parar a chuva;
FREANDO NA CHUVA
A pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo, terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada.
Mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, chão na certa.
Portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.
Mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, chão na certa.
Portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.
Lembrem-se sempre destas dicas e vamos andar tranquilamente por aí..
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1 Comentários...Deixe o Seu !:
Meus amigos. É muito bom conhecê-los.Estarei sempre a disposição de todos. Quero sempre compartilhar com vocês as experiêmcias e os prazeres de ser motociclista.Abraços a todos
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