29 de jan. de 2009

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Conforme informações publicadas no Portal UOL Notícias em 25/11 (Repórter Flávia Albuquerque), temos muitos acidentes com motos a cada dia no Brasil.
Segundo a reportagem, 96% dos acidentes são causados por imprudência, 3% por cansaço ou sono e 1% por outros fatores (carros e chuva).
Nesses acidentes, 95% dos acidentados têm o cérebro atingido e 73% também os membros inferiores.
Nas UTIs, 65% dos Hospitais são ocupados por acidentes de Trânsito e destes, 73% dos leitos são de acidentes com motos.
As declarações da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), "O acidente com o motociclista é sempre grave, porque ele não tem mecanismo de defesa, equipamentos de proteção, seguros. Ele rola no asfalto, perde tecido, músculo, osso, tem lesões gravíssimas. São acidentes graves que estão sujeitos a infecções que não se consegue conter, levando à morte"

Profissionais x Amadores
Essa parte é muito interessante, pois derruba muitos tabus..
Na declaração do Professor Marcelo Massarani da USP (Universidade de São Paulo), ele afirma que nessas ocorrências as maiores vítimas são as pessoas que usam motocicletas para ir ao trabalho ou para se divertir. Segundo ele, a cada cinco acidentes fatais, quatro ocorrem com esse tipo de usuário e um com os motoboys.
"São pessoas que têm menos experiência que os motoboys. Imagine que alguém tira a habilitação, compra uma moto, vai trabalhar com ela e entra no trânsito de São Paulo ou qualquer cidade. Até adquirir a habilidade, experiência - não sei se um curso de condução prepara para esse tipo de coisa."

O Sr. Lagomarsino, Motociclista do Estado de São Paulo há 37 anos dá algumas dicas de segurança que todos devemos adotar..
"O primeiro [cuidado] é assumir que ninguém está me vendo. Então, procuro chamar a atenção na hora de ultrapassar: acendo o farol, verifico se o motorista tem alguma razão para cruzar na minha frente, entrar no famoso corredor das motos. Isso ajudou bastante para eu nunca ter tido acidente",
Ele ainda recomenda que “os Motociclistas observem a velocidade, pois motocicleta anda mais rápido que o carro, mas essa diferença deve ser limitada, porque, se o trânsito pára ou alguém faz um movimento brusco, não dá tempo de fazer nada”.
“Agora se você estiver numa velocidade condizente com o tráfego, a situação é muito mais segura, com tempo de tomar uma providência”.
Além disso tudo, as revisões periódicas e utilizar equipamentos de segurança adequados são prioridade na questão de segurança.

Em nossas pilotagens por aí, devemos estar atentos a não criar rotinas, evitando-se com isso descuidos e desleixos com as questões segurança.

Fica o alerta e que todos tenhamos muitas viagens seguras.
Recebido via e-mail do CID, Cravo/Malzira

0 Comentários...Deixe o Seu !:

  ©Template by Dicas Blogger - Imagem do cabeçalho by Fernanda

Termos de Uso