29 de nov. de 2011

Maior moto do mundo

Motor tem potência de 240 cavalos e pesa pouco mais de 270 kg. Tanque de combustível também é assento.

A moto com o maior motor do mundo não é nenhuma das japonesas, nem italiana e, muito menos alemã. É, imagine só, da República Checa, foi construída com o auxílio do Ministério da Indústria e Comércio daquele país e deve entrar em linha de produção no próximo ano.

A FGR Midalu é o projeto de um cidadão chamado Miroslav Felgr, dono de uma fábrica de motos de competição de 125 cilindradas. Pois bem, em 2004, decidiu que ia construir a moto de maior cilindrada do mundo. Em dezembro deste ano, o projeto saiu do papel e a moto foi finalmente apresentada: pesando 270 quilos, a moto vem de fábrica com um V6 a 90 graus, refrigerado a água, SOHC, de 2.442 cc e com mais de 240 cv de potência. O fabricante garante que é o maior motor do mundo em volume. O consumo é de 12,5 km/l.
Além do motor parrudo, uma das novidades da FGR Midalu é a ausência de assento, ou melhor, o tanque de combustível, feito de fibra de carbono, também serve de assento, recurso usado pelo projetista Stanislav Hanus para diminuir o peso da moto.
Hanus, aliás, tornou-se o designer da moto em 2008, depois de ter participado de um concurso do qual participaram cerca de 40 concorrentes.

O resultado final foi uma naked com chassi treliçado que usa muita fibra de carbono, pesa pouco e, provavelmente, vai andar muito rápido. Além dos dados do motorzão de 240 cv, a Midalu possui um sistema de aceleração por cabo, ignição eletrônica e o câmbio é manual.

Por falar em motor, o desenho do monstro que alimentar a Midalu foi feito por Oldrich Kreuz, uma figura bastante conhecida no meio europeu, bastante ligado ao universo das 125 cc de competição.

0 Comentários...Deixe o Seu !:

  ©Template by Dicas Blogger - Imagem do cabeçalho by Fernanda

Termos de Uso