6 de jun. de 2010

O que não fazer em caso de acidente !!

Ao depararmos com acidentes, muitos de nós tem a melhor das intenções de tomar atitudes que possam ajudar os acidentados.

Mas, apesar da boa intenção muitos procedimentos, se tomados de modo errado, podem agravar a situação das vítimas.

Leia então, o que não fazer para colaborar com o acidentado.

- Não movimente a vítima:
Se o acidente não mostra risco de explosão, incêndio, contato dos acidentados com produtos tóxicos ou perigo do veículo cair em barrancos, o melhor é aguardar o socorro especializado.
A movimentação da vítima pode agravar lesões inicialmente simples. Exemplo: fraturas em pernas e braços, ao serem movimentadas de modo inadequado, podem levar a rompimento de ligamentos, nervos ou lesão de veias e artérias provocando hemorragia.
A movimentação da cabeça, pescoço ou tronco de um acidentado com fratura de ossos da coluna, pode afetar a medula causando lesão neurológica irreversível.
Mesmo as vítimas que saem andando de um acidente, devem aguardar socorro especializado para uma melhor avaliação.
Lembre sempre: não havendo risco imediato, não movimente as vítimas.

- Não retire o Capacete da vítima:
O acidente provoca pânico no acidentado e o capacete acaba transmitindo sensação de asfixia ou da pessoas estar presa. É normal acidentados conscientes tentarem retirar o próprio capacete. Nestes casos, tranqüilize a vítima, apenas abra a viseira e aguarde a equipe de socorro. Como dito acima, o movimento do pescoço num caso de fratura de vértebras cervicais, pode deixar o acidentado paralítico.Existe a maneira correta de um capacete ser retirado sem aumentar o risco de lesões na cabeça ou coluna cervical.

- Não faça torniquetes:
os torniquetes já foram orientações médicas há muito tempo atrás, principalmente com a intenção de conter hemorragias. Este procedimento tem raras indicações hoje e só deve ser realizado por profissionais treinados.

- Não dê água pra acalmar a vítima:
Não dê nada para a vítima de acidente tomar, mesmo que com intenção de acalmá-la. A vítima pode ter alteração da consciência e apresentar vômitos, engasgando e “aspirando” o líquido para os pulmões, o que pode levar a asfixia. Também, nos casos em que as vítimas irão necessitar de procedimentos cirúrgicos, o estômago com líquidos ou alimentos é fator de risco para a anestesia e para a cirurgia. Mesmo que o acidentado faça uso de medicação controlada, aguarde chegada da equipe de socorro, que irá avaliar a necessidade ou não do uso do medicamento naquele momento.

Resumindo:
- não movimente a vítima de acidente;
- não faça torniquetes;
- não retire capacete de motociclista acidentado;
- não dê nada para a vítima beber.
Fonte : Motovrum - Imagem : Internet

0 Comentários...Deixe o Seu !:

  ©Template by Dicas Blogger - Imagem do cabeçalho by Fernanda

Termos de Uso