Seguro: A Moto Protegida de Roubo
Fazer seguro compensa?
Fazer seguro de moto é caro? Ao se pegar lápis e papel e fazer as contas do seguro dos modelos mais vendidos em suas categorias chega-se a seguinte conclusão: o valor pode chegar quase à metade do da motocicleta.
Para evitar estes cálculos indesejados, a grande dica é saber procurar bastante e analisar cada apólice minuciosamente, nos mínimos detalhes.
É bom deixar claro aos leitores que, ao preencher o perfil do segurado, o que vai influenciar o preço é a vida que você leva e a moto que você trafega pelas estradas.
Se você é solteiro, tem menos que 25 anos, não tem garagem, leva uma vida sedentária, ou seja, não pratica nenhum tipo de esporte, adora as "nights" e não é o único a pilotá-la e anda em cima de uma esportiva (aquelas que possuem altas cilindradas) é bom preparar o bolso para surpresas.
Também podem fazer diferença os acordos das montadoras, o que diminuiu o valor a ser pago pelo cliente. A Honda CB 300 R, por exemplo, uma das mais vendidas no segmento das esportivas, de quase 300 cm3 de cilindradas, tem preço de tabela de R$ 12.800. A cotação da Porto Seguro, uma das maiores empresas do ramo no País, é de R$ 4.480 (35% do valor da moto). Em revendedoras autorizadas da Honda, parceiras da Sul América, o preço pode cair para R$ 2.927.
Com a Yamaha XT 660R, de R$ 28.202, a situação não é diferente. Pela Porto Seguro, a apólice sai por R$ 5.099. Nas revendas da autorizada, em parceria com a Sul América, ela custa R$ 2.195. Com a Honda Titan 150 - a mais vendida em sua categoria - cujo valor de mercado é R$ 6.900, o seguro sai por R$ 899.30.
Para os especialistas consultados, o seguro de moto é caro pelo alto risco de roubo, furto e colisão que elas são sujeitas.
Para título de curiosidade, entre elas, as motos esportivas são as com o maior índice de sinistro. As ´customs´ são menos visadas e, por isso, têm o seguro mais barato.
O engenheiro Emerson Evheras adquiriu, há menos de duas semanas, uma CB 300R, da Honda. Em Fortaleza, ao buscá-la em uma concessionária da marca, a Ceará Motos, Emerson fez questão de só sair com ela só depois de estar totalmente segurado. Uma preocupação a menos. "Acho importante sair com um bem protegido, já que este veículo é muito visado por assaltantes. Além do mais, este tipo de veículo é muito suscetível à batidas ou qualquer acidente que venha acontecer", declara o engenheiro, que avalia que a precaução é a melhor solução.
Em modelos de até 300 cm3, só os bloqueadores são alternativa ao seguro de motocicletas. Segundo a fabricante, depois da moto ser roubada, o bloqueio acontecerá por radiofrequência e em pouco mais de dois minutos. "Até agora, o equipamento tem provado que é eficaz nessas ocasiões", diz Elcio Vicentin, diretor de marketing da Carsystem que, segundo ele, é a única empresa brasileira que produz bloqueadores exclusivos para motos.
Já o rastreador, que consome mais energia e só pode ser instalado em motos com mais de 300 cm3, tem cobertura por GSM (como os celulares) e GPS (sistema de posicionamento global) em qualquer cidade do país. "São indicados para motos estradeiras, que vão aonde os bloqueadores não chegam", conta.Ele diz que o índice de recuperação de motos com bloqueadores é de 92%. Com rastreadores, sobe para 98,5%. Na Carsystem, o bloqueador custa R$ 749 e a mensalidade R$ 29. O preço do rastreador é de R$ 1.990, mais taxa mensal de R$ 99.
Dicas Importantes
Orçamento
Converse com pelo menos três corretores. Eles podem cobrar preços diferentes pelo trabalho.
Danos a terceiros
Não compensa economizar optando apenas pela cobertura contra furto e roubo. A indenização contra terceiros representa só 30% do valor.
Mulher paga menos
A diferença pode chegar a até 30%! No entanto, o preço do seguro depende outros fatores: idade do proprietário, local de moradia, modelo da moto.
Perfil
Nunca omita ou minta sobre o seu perfil. Falsos dados podem prejudicá-lo na hora do ressarcimento.
Fonte : sobremotos.solupress.com
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