Caprichando na Limpeza da Moto
Como caprichar na limpeza da Moto, sem riscos para ela ou para o Meio AmbienteLavar uma moto é coisa simples e descomplicada.
Deixá-la limpa de verdade sem correr riscos já é outra história. Por isso mudamos o nome do serviço para LIMPEZA de motos, pois lavar, qualquer lava rápido lava.
Uma boa limpeza começa pela escolha dos produtos a serem usados. Se forem muito fortes como desengraxantes ou específicos para alumínio (oxil) podem manchar sua moto ao longo do tempo ou provocar reações químicas indesejadas.
O uso difundido do querosene nas lavagens é visto com bons olhos por uma grande maioria, pois ele faz o papel de desengraxante e o risco é baixo, porém a natureza sofre com seu uso pois o querosene é insolúvel na água e sua evaporação é lenta.
Sendo assim, para uma limpeza ecológicamente correta e sem riscos, sobram os detergentes líquidos biodegradáveis e o maior agente de qualquer limpeza: a remoção através da fricção mecânica ou, sendo mais direto, o esforço físico de escovar as partes sujas.
Na hora de lavar deve-se tomar o cuidado para não misturar as etapas e os produtos.
Primeiro deve-se lavar a parte inferior e mais suja da moto. Usamos uma concentração maior de detergente líquido e escovas e panos específicos para esta etapa. A escova de dentes é utilizada para a limpeza das aletas de motor e partes internas das carenagens onde podemos alcançar mais longe com seu uso. Cuidado com a reutilização das escovas, pois escovas engraxadas fazem um belo estrago no motor.
Depois de lavar o grosso vem a parte da limpeza. Daí sim, de cima pra baixo e com panos limpos.
A limpeza deve ser feita com calma, atendo-se a pontos escondidos, que não faltam numa moto. Limpar superfícies como o tanque ou carenagem não tem segredo nem requer habilidade, o problema são os detalhes, que só com atenção, calma e pano limpo se consegue.
A parte de baixo receberá atenção novamente, porém agora ela será limpa e não lavada.Na hora de secar o melhor é utilizar um secador específico para motos, que é o que utilizamos. Um jato de ar forte e levemente aquecido retira acumulo de água de aletas, parafusos e outros detalhes. As superfícies grandes podem ser secas com pano e depois com o secador para que fique sem marcas. Uma dica é utilizar um secador de cabelos com o ar quente no mínimo, funciona muito bem.
Toda vez que lavamos uma moto ela recebe cera. Para o trabalho que dá lavar a moto, encerá-la é barbada. Pequenas manchas ou riscos na pintura pode-se tentar diminuir ou em grande parte eliminar com uma boa cera de polimento e um pouco de fricção, de novo o esforço braçal.
Por último, sempre que limpar uma moto com corrente, lembre de lubrificá-la pois ao limpar será removida a camada de óleo.
Roque Gallas Jr. é proprietário da G&G Moto Garage
Fonte : sobremotos.com.br
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