Abraçando Santa Catarina
Com o grande evento deste feriadão se aproximando, devemos tomar alguns cuidados para que nossa viagem seja tranqüila e prazerosa.
Com um maior fluxo de veículos circulando pelas estradas os cuidados para pilotar deve ser maior, para que o sonho não se torne pesadelo.
Confira algumas dicas para não passar por sustos e quais cuidados deve-se tomar para aumentar a segurança e o conforto a bordo de sua motocicleta.
VISTA-SE CORRETAMENTE
Muitos motociclistas têm o hábito de simplesmente montar na moto e colocar o pé na estrada com qualquer vestimenta, mas não deve ser assim.
Os equipamentos de segurança servem justamente para evitar ferimentos no caso de uma queda e garantir conforto para quem pilota a motocicleta e também para quem está na garupa.
Roupas como jaquetas e calças devem ser de tamanho justo, pois assim não irão chacoalhar com o vento na estrada. Atualmente existem muitas marcas nacionais e importadas que oferecem vestimentas a preços acessíveis.
Dê preferência a roupas que possuam proteções rígidas (muitas delas tem certificação da Comunidade Européia - CE), múltiplas regulagens para o corpo e tecido com resistência contra abrasão e cortes.
Roupas impermeáveis também não faltam no mercado de acessórios, assim como luvas e botas. Elas devem proteger, mas sem tirar a sensibilidade das mãos e pés durante a pilotagem. Outra dica é deixá-las em local de fácil acesso.
Mas o principal item de segurança e único obrigatório pela legislação brasileira é o capacete, que deve estar em boas condições de uso, dentro do prazo de validade, ostentar o selo de aprovação do Inmetro e adesivos refletivos e, ainda, estar com a viseira limpa e sem riscos.
Viseiras fumê ajudam aos que não gostam de pilotar com óculos escuros, mas são proibidas no período noturno. É preferível utilizar viseira transparente e óculos de sol nos dias ensolarados. Capacetes tipo "coquinho" são proibidos e os modelos abertos só podem ser utilizados com óculos de proteção.
Os modelos off-road não são os mais indicados para usar em rodovias, pois a palheta superior segura o vento, o que pode fazer com que a cabeça do piloto seja jogada para trás durante a pilotagem.
REVISE O EQUIPAMENTO
Já que a idéia é viajar de moto, nada mais justo que a mesma esteja revisada. Afinal ficar parado na estrada por uma pane mecânica não é uma situação agradável.
A verificação tem procedimentos básicos: veja o estado e a pressão dos pneus, nível de óleo, as condições das velas e o funcionamento de buzina, lâmpadas e cabos de acionamento. São itens fáceis de conferir e de corrigir caso haja falhas.
Caso o motociclista não se sinta apto a realizar os reparos, o melhor é levar a moto até uma oficina de confiança.
BUSQUE CONFORTO COM ACESSÓRIOS
Com a moto revisada, ainda é possível melhorar o conforto para a viagem.
Existem no mercado bolhas e pára-brisas para várias motocicletas, de diversos tamanhos e preços. Podem não ser bonitas, mas em longos percursos ou com vento contra são bem-vindas.
A bagagem é sempre uma incógnita. Bauletos e alforges são ótimas opções para acomodá-la.
No caso de bauletos ou alforges laterais o alerta é que a carga seja distribuída em igualdade de peso. Caso contrário irá afetar o equilíbrio e prejudicar a pilotagem. Amarrar a bagagem na moto com cordas elásticas também é uma solução e usar mochila nas costas pode ser uma saída, desde que não esteja carregada acima da capacidade. Respeite sempre os limites de carga da moto e do piloto. Protetores de mão (no caso de motos trail) também ajudam a desviar o vento e o frio das mãos.
VERIFIQUE O ROTEIRO
Conhecer o roteiro antecipadamente é muito bom para quem não quer passar por apuros. Ainda é possível conversar com os mais experientes, e ouvir seus relatos de dicas sobre o percurso.
Começara a viagem pela manhã é muito indicado, pois é quando a capacidade de concentração é melhor e o corpo está descansado.
CUIDADOS NA ESTRADA
Não menos importante que fazer a revisão da motocicleta, é colocar a documentação e a habilitação em ordem, já que existem muitas fiscalizações nas estradas, tanto estaduais como federais. Irregularidades com validade do documento e habilitação vencida geram multas, além de transtorno para o motociclista.
Já na pista, a regra é ver e ser visto.
Mantenha distância de segurança em relação aos outros motociclistas.
Indicar sempre com sinalização adequada, sua intenção de manobra.
Ande sempre com o farol aceso, evite transitar no "ponto cego" dos veículos e em pisos com pouca aderência.
E quando começar a chover, não corra.
A sujeira do asfalto em conjunto com a água da chuva tornam a pista escorregadia; nestas situações, redobre a atenção e reduza a velocidade.
Com todos estes cuidados, basta fazer uma boa viagem e aproveitar seus momentos de lazer sobre duas rodas junto com os amigos.
Com um maior fluxo de veículos circulando pelas estradas os cuidados para pilotar deve ser maior, para que o sonho não se torne pesadelo.
Confira algumas dicas para não passar por sustos e quais cuidados deve-se tomar para aumentar a segurança e o conforto a bordo de sua motocicleta.
VISTA-SE CORRETAMENTE
Muitos motociclistas têm o hábito de simplesmente montar na moto e colocar o pé na estrada com qualquer vestimenta, mas não deve ser assim.
Os equipamentos de segurança servem justamente para evitar ferimentos no caso de uma queda e garantir conforto para quem pilota a motocicleta e também para quem está na garupa.
Roupas como jaquetas e calças devem ser de tamanho justo, pois assim não irão chacoalhar com o vento na estrada. Atualmente existem muitas marcas nacionais e importadas que oferecem vestimentas a preços acessíveis.
Dê preferência a roupas que possuam proteções rígidas (muitas delas tem certificação da Comunidade Européia - CE), múltiplas regulagens para o corpo e tecido com resistência contra abrasão e cortes.
Roupas impermeáveis também não faltam no mercado de acessórios, assim como luvas e botas. Elas devem proteger, mas sem tirar a sensibilidade das mãos e pés durante a pilotagem. Outra dica é deixá-las em local de fácil acesso.
Mas o principal item de segurança e único obrigatório pela legislação brasileira é o capacete, que deve estar em boas condições de uso, dentro do prazo de validade, ostentar o selo de aprovação do Inmetro e adesivos refletivos e, ainda, estar com a viseira limpa e sem riscos.
Viseiras fumê ajudam aos que não gostam de pilotar com óculos escuros, mas são proibidas no período noturno. É preferível utilizar viseira transparente e óculos de sol nos dias ensolarados. Capacetes tipo "coquinho" são proibidos e os modelos abertos só podem ser utilizados com óculos de proteção.
Os modelos off-road não são os mais indicados para usar em rodovias, pois a palheta superior segura o vento, o que pode fazer com que a cabeça do piloto seja jogada para trás durante a pilotagem.
REVISE O EQUIPAMENTO
Já que a idéia é viajar de moto, nada mais justo que a mesma esteja revisada. Afinal ficar parado na estrada por uma pane mecânica não é uma situação agradável.
A verificação tem procedimentos básicos: veja o estado e a pressão dos pneus, nível de óleo, as condições das velas e o funcionamento de buzina, lâmpadas e cabos de acionamento. São itens fáceis de conferir e de corrigir caso haja falhas.
Caso o motociclista não se sinta apto a realizar os reparos, o melhor é levar a moto até uma oficina de confiança.
BUSQUE CONFORTO COM ACESSÓRIOS
Com a moto revisada, ainda é possível melhorar o conforto para a viagem.
Existem no mercado bolhas e pára-brisas para várias motocicletas, de diversos tamanhos e preços. Podem não ser bonitas, mas em longos percursos ou com vento contra são bem-vindas.
A bagagem é sempre uma incógnita. Bauletos e alforges são ótimas opções para acomodá-la.
No caso de bauletos ou alforges laterais o alerta é que a carga seja distribuída em igualdade de peso. Caso contrário irá afetar o equilíbrio e prejudicar a pilotagem. Amarrar a bagagem na moto com cordas elásticas também é uma solução e usar mochila nas costas pode ser uma saída, desde que não esteja carregada acima da capacidade. Respeite sempre os limites de carga da moto e do piloto. Protetores de mão (no caso de motos trail) também ajudam a desviar o vento e o frio das mãos.
VERIFIQUE O ROTEIRO
Conhecer o roteiro antecipadamente é muito bom para quem não quer passar por apuros. Ainda é possível conversar com os mais experientes, e ouvir seus relatos de dicas sobre o percurso.
Começara a viagem pela manhã é muito indicado, pois é quando a capacidade de concentração é melhor e o corpo está descansado.
CUIDADOS NA ESTRADA
Não menos importante que fazer a revisão da motocicleta, é colocar a documentação e a habilitação em ordem, já que existem muitas fiscalizações nas estradas, tanto estaduais como federais. Irregularidades com validade do documento e habilitação vencida geram multas, além de transtorno para o motociclista.
Já na pista, a regra é ver e ser visto.
Mantenha distância de segurança em relação aos outros motociclistas.
Indicar sempre com sinalização adequada, sua intenção de manobra.
Ande sempre com o farol aceso, evite transitar no "ponto cego" dos veículos e em pisos com pouca aderência.
E quando começar a chover, não corra.
A sujeira do asfalto em conjunto com a água da chuva tornam a pista escorregadia; nestas situações, redobre a atenção e reduza a velocidade.
Com todos estes cuidados, basta fazer uma boa viagem e aproveitar seus momentos de lazer sobre duas rodas junto com os amigos.
0 Comentários...Deixe o Seu !:
Postar um comentário