8 de jul. de 2009

Frear.... Ai Que Medo !!!

Para entender a prática de uma frenagem eficiente (lembrem-se: frenagem emergencial), é necessário entender que NÃO SÃO OS FREIOS QUE FAZEM PARAR A MOTO, MAS SIM A ADERÊNCIA DA BORRACHA DO PNEU AO SOLO!!!

Freie somente o freio dianteiro. Para onde se deslocou o peso da moto e o peso de seu corpo? Para a roda da frente.
Onde, então está a maior aderência do pneu ao solo? No pneu dianteiro.

Agora freie somente o freio traseiro. Para onde foi o peso da moto e de seu corpo?
Também para a roda dianteira. Isto explica o porquê, quando utilizamos muito forte o freio de trás a moto derrapa. Pois a aderência traseira é menor do que a aderência dianteira. Pura física.
De qualquer forma os pesos se deslocam a frente, causando maior aderência ao solo pelo pneu dianteiro. O freio traseiro é muito bom, mas ao frear não existe aderência suficiente ou peso suficiente para dar aderência eficiente à parada da moto.

Então vamos "pegar" forte o manete dianteiro??? De certa forma sim!Veja esta situação
Você está acelerando e ao mesmo tempo, está com aqueles dois dedinhos no manete dianteiro prontos para qualquer eventualidade de perigo que precise frear.
De repente algo aparece a sua frente.... e agora???
Seus dois dedinhos entram em ação: freou e ao mesmo tempo sem querer, acelerou. Seus dois dedinhos não deram força suficiente para forçar mais a frenagem.
Ao mesmo tempo você acelerou perdendo eficiência para frenagem. Usou também a embreagem, pois era necessário neutralizar o motor para não deixar a moto ir embora, pois estava acelerando ao mesmo tempo em que estava freando deixando a moto mais solta ainda.
Restou então, a opção de usar mais forte o freio traseiro. Mas onde estava todo o peso, ou toda a aderência do pneu ao solo???
Na roda da frente. Assim, seu desespero aumentou... a moto saia de trás.... para lá e para cá... ai que medo é frear.

Muitos acidentes acontecem na hora de utilizar os freios. Não sabemos a dosagem certa, a força correta de usar o pedal traseiro ou o manete dianteiro.

Então tente fazer o seguinte
1-feche a mão direita na manopla do acelerador. Não deixe os dois dedos no manete de freio.
2- Na hora que precisar usar o freio dianteiro em uma frenagem emergencial, lance os quatro dedos para o manete de freio. Você perceberá que será automática a desaceleração. Seus quatro dedos "empurram" a mão desacelerando a moto, não necessitando assim, utilizar a embreagem.
O freio motor (sem a embreagem) ajudará a moto a parar com eficiência.
3-Os quatro dedos no manete dão mais força na frenagem ao invés dos dois dedos. Desta forma, não há a necessidade de utilizar com brutalidade, o pedal do freio traseiro evitando a moto derrapar.
4-A sensibilidade dos quatro dedos ajudará também, a amainar a força no manete, se a moto "sair" de frente. Pois você aliviará sua força e logo em seguida dará força novamente para conseguir uma frenagem de Valentino Rossi.
Desculpem-me, Valentino Rossi não freia, acelera. Foi mal essa!!!

É muito bom experimentar novas sensações, compartilhadas a novos conhecimentos. Então, enquanto não fizer um curso de pilotagem defensiva, experimente esse novo gostinho de frear sua moto com mais segurança e eficiência.

Lembrem-se
OS FREIOS PARAM AS RODAS, MAS NÃO PARAM A MOTO. ISTO VAI DEPENDER DA ADERÊNCIA DO PNEU AO SOLO.
Cabe então ao piloto, ter a sensibilidade de saber qual é essa aderência, onde ela está e que tipo de solo e pneu utilizou.
Fonte : Blog do Amaral

0 Comentários...Deixe o Seu !:

  ©Template by Dicas Blogger - Imagem do cabeçalho by Fernanda

Termos de Uso