Confiança na medida certa
Basicamente há dois perigos quando se fala em confiança na pilotagem. São dois extremos que tem em comum o perigo de se expor a riscos desnecessários.
O primeiro é a falta de confiança. Quando a pessoa inicia sua história nas motos pode correr riscos pela falta de confiança. A insegurança natural da falta de experiência, e até do fato de a moto oferecer mais riscos, precisa ser vencida logo.
A falta de confiança em sua pilotagem pode ser tão perigosa quanto uma pilotagem agressiva. Neste momento, o melhor a fazer é evitar situações de alto risco e treinar em situações mais confortáveis.
Mas lembre-se: seu alvo tem que ser o de enfrentar qualquer situação com tranquilidade.
O medo excessivo gera atitudes perigosas. Andar em velocidade muito baixa, por exemplo, te expõe a ser ultrapassado a toda hora, ter que lidar com a irritação dos apressadinhos, etc.
O segundo perigo ocorre algum tempo depois, quando a confiança aumenta, mas passa dos limites. Cuidado, grande parte dos acidentes (os mais graves, por sinal) ocorrem nesta fase, quando o motociclista se habitua à moto e "perde o medo".
De repente parece que já dominamos o mundo, somos invencíveis, capazes de lidar com qualquer situação. Esse sentimento de ter superado a fase inicial e não ter sofrido nenhum acidente traz uma falsa sensação de segurança.
Alguns felizardos passam por um pequeno susto e logo recobram a atenção e cuidados necessários. Outros, menos afortunados, pagam caro pelo aprendizado.
Então, fica a dica:
Adquira segurança o mais rápido possível, porém cuidado, quando começar a "se achar" é hora de dar uma repensada nas coisas.
Perder a "noção do perigo" pode ser um grande perigo..
PENSEM MUITO NISSO !!
0 Comentários...Deixe o Seu !:
Postar um comentário