Andando na Chuva

Se você puder, evite andar na chuva especialmente na estrada, pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também.
Mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva, pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.
Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
Mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva, pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.
Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
NA CIDADE
Evite o canto interno das curvas, pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleo diesel e combustíveis que são um verdadeiro perigo especialmente quando molhados;
AS POÇAS D'ÁGUA
Evite-as. Elas geralmente escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplanagem (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);
CALIBRAGEM DOS PNEUS
Andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro.
Diminua a calibragem mas lembre-se de voltar a calibrar quando parar a chuva;
Diminua a calibragem mas lembre-se de voltar a calibrar quando parar a chuva;
FREANDO NA CHUVA
A pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo, terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada.
Mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, chão na certa.
Portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.
Mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, chão na certa.
Portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.
Lembrem-se sempre destas dicas e vamos andar tranquilamente por aí..
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Meus amigos. É muito bom conhecê-los.Estarei sempre a disposição de todos. Quero sempre compartilhar com vocês as experiêmcias e os prazeres de ser motociclista.Abraços a todos
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